FANDOM

Veja também: Magia

Mana

Gwen usando mana

Mana, também conhecida como Energia da Vida, Chakra, Chi ou Quintessence, é o nome dado à energia vital que está presente em todas as coisas e seres vivos em todo o universo, introduzida em Do que São Feitas as Garotinhas?. Neste mesmo episódio, é explicado que Anoditas, uma raça de "seres de energia", são seres sencientes que são inteiramente compostos de mana e do mesmo modo, são capazes de controlar livremente e manipulá-la aos seus caprichos.

Mana é uma fonte de energia de poder e força para os Anoditas. Embora seja incrivelmente forte e poderosa, ela não é invencível. Construções feitas de mana parecem ter propriedades semelhantes ao vidro ou luz, ou o que parecem ser, sólidas e moles, dependendo de como ela é usada. Em Do que São Feitas as Garotinhas?, Verdona menciona como a maioria de seus descendentes corporais não herdaram seu poder.

Os seres humanos podem ser ensinados a manipular mana em um grau menor do que Anoditas.

De acordo com Aggregor, Geochelone Aerios (espécie de Tartagira), não podem ser prejudicados por mana. Esta espécie também podem ser ensinados a manipular mana.

Lista de Usuários Conhecidos Editar

Lista de Usos Editar

Mana

Mana energizada

  • Magia: Em Ben 10 Força Alienígena, está implícito que a magia constantemente é utilizada a partir de quinze anos de idade ou a partir de dez anos, Gwen na série original é realmente derivada de mana e que os humanos altamente qualificados e talentosos como Encantriz são capazes de aproveitá-la, (embora, obviamente, não no mesmo nível que Anoditas). Uma diferença fundamental é que esta forma de magia (ou pelo menos rituais mágicos) depende muito mais sobre o uso de encantamentos falados, livros de magia, feitiços e talismãs, e até eventos celestes, (como a lua cheia ou um eclipse solar de rituais particulares) para alcançar os efeitos desejados mágicos e místicos. Em Onde a Magia Acontece, confirma-se novamente que a magia é derivada de mana.
  • Controle de energia/Manipulação: Basicamente envolve a inúmeras maneiras de usar: pura rosa e magenta cor de energia para criar escudos e campos de força de diferentes formas e tamanhos e formas de proteção magenta circular ou globos que podem ser jogados para desarmar inimigos. Feixes de mana rosa magenta brilhante que são gerados a partir mãos do usuário também podem ser usados ​​para derrubar os inimigos para trás, enleiar-los, ou fatiar através de objetos com um grave corte. Além disso, plataformas ou trampolins de energia magenta podem ser criados e usados para levitar o usuário e os outros no ar e chegar ao lugar mais alto.
  • Radiestesia: Acompanhamento da vida orgânica através de objetos que têm tocado através da sua assinatura energética de mana e descobrir o que ele ou ela está fazendo no momento.
  • Viagem no tempo: Apesar de Gwen usar um feitiço para viajar através do tempo, Paradoxo fez uma nota que viagem no tempo somente é para imortais e tolos. Anoditas são imortais e uma vez que eles podem fazer feitiços sem as palavras e a realidade urdidura, pode-se dizer que eles também podem viajar através do tempo.
  • Alteração da Realidade (em menor escala do que Alien X): Só é apresentado por Verdona pela destruição na casa de Gwen. Mais tarde, ela também magicamente teleportar uma fita excepcionalmente áspera e muito pegajosa ao redor da boca de Ben, amordaçando-o para que ele não podia falar. E ela também reparado casa de Gwen, quando foi destruída com um piscar de olhos simples dos dedos. Isto também muda Ben e Kevin de volta para sua forma humana.
  • Feitiços

Curiosidades Editar

  • Seres humanos e Geochelone Aerios são a única espécie conhecida capaz de manipular mana.
  • Mana é semelhante a energia usasa a partir dos anéis do Lanterna Verde.
  • O conceito de Mana é encontrado em muitas culturas sob diferentes nomes todos com a idéia de força vital. Os chineses chamam de chi, indianos chamam de Chakra e o filme da série Star Wars The Force usa, um conceito similar.
  • Em alguns jogos de RPG, Mana é um termo de quantos pontos mágicos de energia/que o usuário tem.
  • Foi visto (como visto acima) que existem diferentes formas de Mana, que Gwen usa em batalha. Os diferentes tipos de formas parecem ser; Transparentente, como vidro, Tipo brilhante, com aparência de energia total, e a última é uma espécie de "sólido e grosso". Você pode ver claramente essas diferentes formas com o uso de cores e sombras, é não sabe o que significam essas diferentes formas.
  • Embora seja mostrado nas legendas na televisão como "maná", é "mana".
  • Mostra-se que a absorção de um poder Anodita ou feiticeiro não significa que você é capaz de manipular mana em todas as suas formas, o que significa que mana é também um poder que é preciso estudo.